sexta-feira, 13 de julho de 2012

Camisa de verão para o Tuca

Feliz da vida :D

Hoje vou compartilhar com vocês uma camisa que fiz para o Tuca. Feliz da vida, porque essa camisa é o resultado de uma alteração do molde original, e eu gostei muito! Fazia bastante tempo que eu não me aventurava em alterar molde. E dessa vez realmente fiz como manda o figurino.


O molde original veio do livro "Sewing for Boys" por Karen LePage e Shelly Figueroa, se chama "Easy Linen Shirt"

              
Pela foto no livro dá prá perceber que o molde dessa camisa é larguinho, o corte na frente é fundo e as mangas compridas - a minha intenção era fazer uma camisa mais ajustada . Então decidi fazer o tamanho 2/3 ao invés do 4/5 que seria o correto a partir das medidas do Tuca, mas acrescentei uns bons 5 cm ao comprimento do corpo. As mangas deixei como as do tamanho 2/3, após medir o comprimento vi que estava na medida que eu queria. Assim fiz a primeira versão.


molde camisa infantil



E enquanto estava costurando a primeira versão tive a idéia de alterar o estilo do molde... aí o resultado:

molde camisa de menino


costura infantil

Aham.... reconhecem esse linho? Está presente em quase todas as postagens mais recentes aqui no blog (inclusive na primeira versão da camisa). Mas não se preocupem, não vou repetir o quanto eu gosto dele, nem vou dizer que queria ter metros e mais metros dele... principalmente, não vou lembrar que ele está quase acabando ....

molde camisa de menino

A parte de baixo do corpo é algodão.  Quando mostrei o tecido prá ele, perguntei quem era o super herói. Ele deu um sorriso e disse: Tuca! Fofinho. Mas sabia que parece mesmo com ele?


costura infantil




 Agora fotos de dentro, prá vocês verem mais ou menos como eu fiz.



FRENTE:
Separei o molde na horizontal, bem ao final do corte frontal (V), acrescentei sobra de costura à parte superior e inferior. Cortei a parte de baixo no tecido dobrado, ignorando as sobras de costura. Com isso eliminei a costura no meio da frente (não dá prá perceber pela foto, mas o modelo original tem uma costura vertical na frente).

Na parte superior, acrescentei largura suficiente para os botões e casas. Decidi omitir a gola (prá facilitar.. aham)) e por isso acabei fazendo o forro da frente, para o acabamento ficar mais bonito.



COSTAS:

Então percebi que teria que fazer forro atrás também, prá completar o acabamento na parte do pescoço e para continuar o forro da frente sobre os ombros. Ötima idéia prá quem queria facilitar.... mas vocês já sabem que o meu forte é complicar, então não deveria ser novidade...
Não fiz os forros de linho prá não gastar do restinho que sobrou.... o acabamento das mangas com viés teve um propósito: cortei uma das mangas errado, e prá não ter que cortar outra vez (e gastar mais linho???? nem pensar!) resolvi igualar as duas e fazer barra com viés. UFA! Crise evitada!



Então aí fica mais um projetinho. Foi bem gostoso trabalhar nos meus termos, alterar o curso quando necessário, adaptar o molde até ficar satisfeita com o resultado.


Em breve, mais uma versão vai aparecer por aqui.

Até lá, o destemido Super Tuca estará banindo da cidade os maus elementos. Por favor não revelem a identidade secreta dele!

5 comentários:

  1. Very nice shirt, good idea making a yoke. I'll make one or two for my grandson!
    Thank you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. What lucky grandson you have! I especially like that this version doesn't require an undershirt - great for the summer months. Best to you and yours

      Excluir
  2. This is my favorite adaptation so far! Great modifications.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh wow! Thank you for stopping by - you are a celebrity around here! And double thank you for such a comment on a Monday morning, made my week!

      Excluir
  3. A camisa ficou linda! Ainda tenho esperança de um dia fazer uma p Joshua....heheheheh

    ResponderExcluir