terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Costurando prá netinha - parte 1

A Dona G arrumou uma filhinha :-)

O nome dela é Rutinha, e ela faz parte de uma linha de bonecas históricas, American Girl Dolls. A Rutinha nasceu na década de 20, e no período da Depressão nos EUA ela tinha 9 anos. A família dela não passou dificuldades financeiras, seu pai era banqueiro, mas a melhor amiga dela, Kit, perdeu quase tudo o que tinha, e se não fosse pela intervenção da Rutinha junto à seu pai, sua amiga teria perdido a casa também.

Só que, ironicamente, a Rutinha da Dona G tava bem pobrezinha, só tinha 1 vestido (com o qual chegou por aqui), uma saia e camisa emprestada da ursinha e pés descalços. E a Dona G estava cada vez mais apegada a ela.

No final de setembro passamos um fim de semana num evento das escoteiras mirins (Dona G está no segundo nível). Ficamos hospedadas no mesmo quarto que uma querida amiga minha e sua filha, que coincidentemente tem a boneca que é a melhor amiga da Rutinha, a Kit. Dois dias antes do passeio, lembrei que tinha uma flanela que a Dona G. tinha escolhido prá os pijamas de outono, e resolvi fazer pelo menos a calça prá surpreendê-la durante o passeio.... aí pensei mais um pouco, e decidi fazer uma calça prá Rutinha também.... aí pensei mais um pouco e já viu: calças prá G e sua amiga, e prá Rutinha e sua amiga. (não tenho foto das amiguinhas)

Irresistível com babado roxo cintilante.... :-D (sim, e com etiqueta de coração)



E foi assim que a calça da Rutinha deu asas à cobra.... hehehe! sabe aquele comichão? aquele dos piores?
Pois é, passou um furacão no cantinho de costura e trouxe os presentes de Natal da Dona G:


Camisetas
 


Camiseta e calça




Túnica

Oops, esqueci de fazer o frufru da Rutinha....
 E como as duas estavam precisando de um pijaminha mais quente prá o inverno...

Pijamas





Fiz as roupas da Rutinha a partir desses moldes, alterando de acordo com o que eu queria

Camiseta: http://blog.peekaboopatternshop.com/2013/02/dressing-up-dolly-18-doll-free-tee.html
Túnica: http://jenwrenne.wordpress.com/2013/09/27/more-fall-fashion/ forrei o corpo, eliminei as mangas e alterei o comprimento
Calças: http://www.milomila.com/free_pants_pattern.asp (ajustei a perna prá fazer a calça jeans)
Pijamas com zíper: http://jenwrenne.wordpress.com/2013/10/11/new-patterns-and-tigers-and-bears-oh-my/ (ao invés de velcro usei zíper, ajustei a manga, adaptei pra colocar punho na manga, perna e gola)

Roupas da Dona G:
Camiseta com frufru e túnica (info aqui)
Calça de pijama: fiz a partir de outra que ela já tinha





Pijama com zíper: O acabamento da gola desse molde fica bem feio, alterei. Teria ajustado as pernas também se tivesse percebido que estavam muito largas. Alonguei o corpo e as pernas porque a dona já está maior que o molde!








Camiseta cor creme: revista Ottobre dez/2010 - sem o enfeite do braço e fitinhas laterais. Já fiz outra por esse molde. Ela ama as mangas bufantes! hehehe






Em breve a parte 2!

Beijos e espero que sua semana seja tranquila!

23 comentários:

  1. Amei td. quando tiver uma filha quero ser dedicada assim.... As roupinhas ficaram perfeitas, tanto as da dona G como as da Rutinha, umas fofuras.
    bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cariana! nunca me vi costurando roupa de boneca..... filho faz isso com a gente! :-D
    mas não posso dizer que não foi divertido!

    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh! Adoro quando tu mostras, nem que seja um tiquinho do rostinho da Dona G, ela é linda! Olha esses cachos, amo!
    Amiga, quem fica com comichão sou eu, de ver essas peças. Para as bonecas da Bela está fora de cogitação, não me arrisco. Apesar de que, quando eu era criança, eu fazia roupas para minhas bonecas, mas era tudo feio rsrs
    Gente do céu! Demais essas peças! As calças com frufru nas perna, vou me arriscar. Só não posso demorar, senão a Isabela fica muito grande pra usar.
    E fizeste tudo de parzinho, muito fofo. A Isabela merecia uma mãe que nem tu, Elisana.
    Fiquei estasiada com os macacões, muito perfeitos, muito lindos! A Isabela também merece ter um, vou tentar, juro!
    Amiga, parabéns! Tu me inspiras. Teus textos são divertidos, parece que estás nos contando causos frente a frente rs
    Minha irmã costura roupas de bonecas Barbie. Ela vende. Pode fazer quantas forem, que vende fácil. Infelizmente ela não tem muito tempo.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, sua linda. A Isabela é a menina maravilhosa que é por ter a mãe maravilhosa que tem. Te admiro muito.

      Quero ver a calça....

      bjo

      Excluir
  4. OI Elisana!!!!!!!!!!!!!
    vim aqui conhecer seu cantinho através da Lia Gloria... do mundo da lua... pessoa incrível e que falou muito bem das suas costurinhas....olha que eu não mediu palavras e elogios... curiosa que sou vim conferir.
    Estou amando as costurinhas suas... e principalmente que vc faz igualzinho para a boneca... que amor!!!!!!!!!!!!!!
    Vou ficar vendo as maravilhas que tu fazes tá!!!!!!!!!!!
    bjssssssssssssssssssss
    Se quiser pode vir me visitar que ficarei muito feliz também!!!!!!!!!!!!
    bjsssssssssssssssssssss

    http://sakuracraftmania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, obrigada pela visita e elogios!
      Adorei seu blog. Bjo

      Excluir
  5. Ô, meu Deuzinho do Céu, que você já me passou a perna faz tempo - e eu tô velha demais prá correr atrás do prejuízo! Parabéns, babei de inveja dos conjuntinhos iguais. Ainda bem que não somos da mesma geração, senão minha Naninha ia ficar me atormentando prá ter tudo igual.

    Adorei saber que você quer ser enfermeira - parabéns pela escolha de um sonho tão lindo, tão na medida prá quem tem amor pelos semelhantes. Que Deus encaminhe tudo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada comadre, algo me diz que vc ainda vai fazer costurinhas em miniatura........ hehehe

      Obrigada pelos votos. Bjo

      Excluir