quinta-feira, 10 de maio de 2012

Desafio - Semana de costura infantil - dias 4 e 5

QUARTO DIA - Reciclagem de camisa masculina

Desde que o marido comprou essa camisa (que eu escolhi!) eu vinha secretamente desejando adquirir o direito de passar a tesoura nela, porque AMEI o tecido: algodão super macio, tem listrinha fina alaranjada e listra azul com uma textura em relevo. 


E não é que ele rasgou a camisa nas costas! Bingo! Lá foi ela prá minha pilha de reciclagem de roupas.

Seria mais fácil se o buraco fosse em algum canto escondido, e não no meio das costas... mas paciência, vamos trabalhar com os recursos que temos...


E o beneficiado foi o bebê, aqui o resultado:






Sério mesmo, que fofo!

O botão é dos meus favoritos, me lembra os "antigos" LP's - discos de vinil... 

E muito mais fofo o bebê usando



 Usei um molde que está fora de impressão, Butterick 4791, um pouquinho modificada. O modelo tinha elástico em volta das pernas e botões de pressão na costura no meio das pernas, e eu optei por usar uma faixa de tecido nas pernas e omiti os botões. Reutilizei o bolso da camisa, mas acrescentei o detalhe com viés alaranjado prá destacar um pouco, já que por ser da mesma estampa, o bolso não estava aparecendo muito. 

costura infantil - costura quase reta

E se você está curiosa prá saber o que sobrou da camisa, aí está: o colarinho, as 2 mangas, as partes com botões e casas, e umas tiras de tecido.




QUINTO DIA - vestido vintage para a Srta G

Esse já era projeto em andamento há quase um ano! 

Ano passado íamos fazer a apresentação do bebê na igreja, e resolvi fazer roupas do mesmo tecido para os três. Cortei o vestido dela, shorts tipo bloomers para o bebê e um macaquinho para o Tuca. Fiz o macaquinho, e no meio da confecção do vestido, o bebê deu um salto de crescimento e pulou de tamanho. Eu não tinha mais tecido suficiente, engavetei o vestido e o Tuca usou o macaquinho o resto da estação. Mas eu sabia que o vestido ainda ia servir, porque estava folgadinho, então agora resolvi terminá-lo.



Usei esse molde. O envelope está rasgado e sem data, mas penso que seja dos anos 60 pela ilustração.








Eu tinha feito essa fita de cabelo prá ela que acabou combinando. É uma renda vintage, de algodão, chamada Cluny. Eu tinji de amarelo e costurei a uma fita gurgurão. Fica amarrada embaixo, e o laço fica na lateral, a mostra. Originalmente tinha feito com a intenção de ser cinto, mas ela queria ir prá cabeça mesmo...



E prá completar, aqui a foto do Tuca usando o macaquinho no ano passado, a caminho do seu primeiro dia de aula. Só que esse ano o bebê herdou esse macaquinho! Molequinho tá crescescendo mais que capim! Eu só tenho uma tira que sobrou desse pano, mas vou ter que inventar algo para o Tuca, já que a Srta G e o bebê terão roupas do mesmo tecido!



E essa postagem ficou gigante!

Na próxima eu relato meu último projeto do desafio de costura infantil... mais um upcycle / reciclagem de roupa.

Até breve

Elisana

Essa postagem participa do 3o Mosaico de Costura do blog Caprichos by Neli


3 comentários:

  1. lindo seu trabalho,e todo comteudo do blog parabens, forte abraço, renato artesanato em mdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renato! Muito bonito seu trabalho também!

      Excluir
  2. Menina! Eu tinha esse mesmo molde de macacãozinho numa revista Manequim velha - mas reformei um macacão de grávida meu prá fazer pro moleque!!! Ele ficava tão fofo... Igual o teu ficava - o tempo já tá passando aí? Porque o meu garoto tá com 1,83, barba... Ah, mas os pés dele, apesar de serem 41, tem a mesma pele fininha de bebê - esta semana ele fez 23 anos: fui até o quarto dele, 5 da manhã (quando eu acordo prá minha outra filha ir prá faculdade), o pé dele tava de fora do edredom e eu enchi de beijos... Cheirinho de pão recém saído do forno, isso é que é. Aproveita bem...

    ResponderExcluir