quinta-feira, 10 de maio de 2012

Desafio - Semana de costura infantil - dias 4 e 5

QUARTO DIA - Reciclagem de camisa masculina

Desde que o marido comprou essa camisa (que eu escolhi!) eu vinha secretamente desejando adquirir o direito de passar a tesoura nela, porque AMEI o tecido: algodão super macio, tem listrinha fina alaranjada e listra azul com uma textura em relevo. 


E não é que ele rasgou a camisa nas costas! Bingo! Lá foi ela prá minha pilha de reciclagem de roupas.

Seria mais fácil se o buraco fosse em algum canto escondido, e não no meio das costas... mas paciência, vamos trabalhar com os recursos que temos...


E o beneficiado foi o bebê, aqui o resultado:






Sério mesmo, que fofo!

O botão é dos meus favoritos, me lembra os "antigos" LP's - discos de vinil... 

E muito mais fofo o bebê usando



 Usei um molde que está fora de impressão, Butterick 4791, um pouquinho modificada. O modelo tinha elástico em volta das pernas e botões de pressão na costura no meio das pernas, e eu optei por usar uma faixa de tecido nas pernas e omiti os botões. Reutilizei o bolso da camisa, mas acrescentei o detalhe com viés alaranjado prá destacar um pouco, já que por ser da mesma estampa, o bolso não estava aparecendo muito. 

costura infantil - costura quase reta

E se você está curiosa prá saber o que sobrou da camisa, aí está: o colarinho, as 2 mangas, as partes com botões e casas, e umas tiras de tecido.




QUINTO DIA - vestido vintage para a Srta G

Esse já era projeto em andamento há quase um ano! 

Ano passado íamos fazer a apresentação do bebê na igreja, e resolvi fazer roupas do mesmo tecido para os três. Cortei o vestido dela, shorts tipo bloomers para o bebê e um macaquinho para o Tuca. Fiz o macaquinho, e no meio da confecção do vestido, o bebê deu um salto de crescimento e pulou de tamanho. Eu não tinha mais tecido suficiente, engavetei o vestido e o Tuca usou o macaquinho o resto da estação. Mas eu sabia que o vestido ainda ia servir, porque estava folgadinho, então agora resolvi terminá-lo.



Usei esse molde. O envelope está rasgado e sem data, mas penso que seja dos anos 60 pela ilustração.








Eu tinha feito essa fita de cabelo prá ela que acabou combinando. É uma renda vintage, de algodão, chamada Cluny. Eu tinji de amarelo e costurei a uma fita gurgurão. Fica amarrada embaixo, e o laço fica na lateral, a mostra. Originalmente tinha feito com a intenção de ser cinto, mas ela queria ir prá cabeça mesmo...



E prá completar, aqui a foto do Tuca usando o macaquinho no ano passado, a caminho do seu primeiro dia de aula. Só que esse ano o bebê herdou esse macaquinho! Molequinho tá crescescendo mais que capim! Eu só tenho uma tira que sobrou desse pano, mas vou ter que inventar algo para o Tuca, já que a Srta G e o bebê terão roupas do mesmo tecido!



E essa postagem ficou gigante!

Na próxima eu relato meu último projeto do desafio de costura infantil... mais um upcycle / reciclagem de roupa.

Até breve

Elisana

Essa postagem participa do 3o Mosaico de Costura do blog Caprichos by Neli


19 comentários:

  1. Obrigado Renato! Muito bonito seu trabalho também!

    ResponderExcluir
  2. Menina! Eu tinha esse mesmo molde de macacãozinho numa revista Manequim velha - mas reformei um macacão de grávida meu prá fazer pro moleque!!! Ele ficava tão fofo... Igual o teu ficava - o tempo já tá passando aí? Porque o meu garoto tá com 1,83, barba... Ah, mas os pés dele, apesar de serem 41, tem a mesma pele fininha de bebê - esta semana ele fez 23 anos: fui até o quarto dele, 5 da manhã (quando eu acordo prá minha outra filha ir prá faculdade), o pé dele tava de fora do edredom e eu enchi de beijos... Cheirinho de pão recém saído do forno, isso é que é. Aproveita bem...

    ResponderExcluir