quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Congelando

Oi gente, 
espero que tudo esteja maravilha com vocês.
Faz um tempão que não posto, computador me fazendo raiva e eu sem paciência com isso, mas com muita saudade desse cantinho!

Nós aqui estamos em pleno inverno, muito frio!!! Necessidade imensa de hibernar, tá difícil me manter acordada depois das 9!
Vou compartilhar uns projetinhos quentinhos que fiz essa semana e há uns anos atrás... e no fim uma foto prá refrescar quem tá sentindo muito calor aí no verão! :D

Eu amo lã cashmere, é bem quentinha, leve e super macia. Eu lavo em água bem quente e seco em alta temperatura prá ficar tipo um feltro, ainda mais quentinho e macio, e um benefício adicional é que assim a peça fica mais densa, não desfia e eu posso cortar como se fosse malha. 

Essa blusa já foi da minha mãe, mas ela quis contribuir com meus experimentos em cashmere, então cortei as mangas prá fazer uma calça prá G há 3 anos atrás, e ela usou até não servir mais, inclusive estava usando nesse post de 2011. Eu fiz usando todo o comprimento possível da manga e com os punhos virados prá cima, justamente prá servir por mais tempo, e não é que rendeu! O resto da blusa virou outra coisa que eu mostro outro dia.
Eu estava separando a calça prá me desfazer (ou prá colocar na pilha dos recicláveis...) e o Tuca se apossou! Fica ótimo prá dormir e prá usar por baixo da calça nesse frio! 

Dá prá ver que tá "meio"compridinha nela? hahaha, mas fiz já no final do inverno, então eu queria que servisse no ano seguinte.... aham....

E então, mas aí me lembrei que tinha umas outras blusas esperando ser transformadas e refiz uma blusa prá ele, cortada a partir de uma outra. Aqui umas fotos bem básicas, depois eu ainda lavei em água quente mais uma vez e ela encolheu mais um bocadinho.

costura blusa de lã

Começo separando as mangas, depois meço o corpo e as cavas da manga. Nesse caso a blusa já tinha encolhido tanto que deu prá usar a mesma gola e a barra (essa blusa era tamanho G adulto). Corto um lado primeiro e me baseio no lado cortado prá cortar o outro lado, prá ficar simétrico.
Depois corto as mangas, colocando a manga da camisa modelo sobre a que vou cortar, acompanho o corte da parte de cima da manga. Eu usei 2 camisas modelo diferentes porque depois de cortar o corpo me toquei que queria medir a manga comprida e eu tinha pego a camisa de manga curta :P. As duas foram feitas a partir do mesmo molde, então as cavas das mangas são iguais... Depois de cortada uma manga, corto a outra baseada na primeira. Deixei as mangas mais compridas que a modelo porque ele já cresceu desde que fiz a xadrez! Não me preocupei em deixar mais largo no corpo porque a que usei de molde é de tecido que não estica, e a cashmere estica e se conforma mais ao corpo.

A costura dos ombros já estava pronta, então só passei uma costura unindo as mangas ao corpo, e depois outra costura fechando as mangas e seguindo direto até a barra da camisa.


Será que ele achou comfortável? O bonitinho usou a calça e blusa direto por 4 dias, só tirava prá lavar e me perguntando toda hora se já estava seca :O


E assim, com lã por baixo da calça e do casaco, que esse molequinho foi prá escola em 15 graus celsius NEGATIVOS... que luxo hein, exibindo cashmere no pré-escola! hehehe



E a lã da vovó que aqueceu a netinha agora aquece o netinho também.

Assim, reconhecendo a utilidade pública desse post no meio do verão brasileiro, despeço-me. Se você conseguiu chegar ao fim desse blábláblá sem ter escorrido uma gota de suor a cada menção da palavra LÃ, é porque o ar condicionado tá funcionando direitinho.

Saudações calorosas a todas, porque amanhã vem tempestade de neve! Que a ventania gelada daqui leve uma brisa fresca prá vocês.

Elisana

5 comentários:

  1. Oi Elisana!

    Adorei seu post,você é muito caprichosa!
    Esta semana aqui em São Paulo até que está bem fresquinho...rsrsrs. Mas vou guardar sua idéia para fazer no inverno.
    Como você consegue sobreviver a menos 15 graus?
    Estava com saudades, espero que tudo já esteja bem por aí...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o post: congelando. pensei em dicas de congelamento rs mas logo me situei, é o inverno... que horror! não queo mais passar inverno em lugar nenhum do mundo kkkk

    Menina, tu és incrível! calça, feita de mangas de blusa?! nossa!

    é. utilidade pública pro verão brasileiro, pode não ser rsrs. mas as dicas de transformação das peças, é valiosíssima. vou reblogar teu post no facebook! amei!

    Amiga, adorei a ponderação no teu comentário: 'as vezes a gente encontra a resposta, mas as vezes é a resposta que encontra a gente', perfeita!

    O teu relato, da véspera do teu aniversário, e do anjinho que te apareceu, me fez refletir por bons minutos...

    bjs, bons dias menos gelados pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Olá, linda,como vai ?
    menina,que frio hein,amei as roupinhas quentinhas.

    Beijo no ♥!!
    Lilian – Blog:Duas Moças Prendadas!
    casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Tá rolando sorteios, já participou?

    ResponderExcluir
  4. Adoro isso em você, essa boa vontade e visão em aproveitar tudo, em recriar as coisas... Parece eu (hi, hi, hi...). Teu "Marildo" é tão sortudo quanto o meu. E é tão gostoso ver os filhos quentinhos, bem vestidos por nossa causa, não é? É um vício... Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, ser parecida com você é meu sonho de consumo :D
      bjo

      Excluir