domingo, 22 de abril de 2012

Fuxiqueira! - Mangas de fuxico

Esse veio do fundo do baú!

Quando criança, eu era a cagueta da família, então o nome de fuxiqueira não é nada novo prá mim, mas não foi até meus vinte e poucos que eu abracei a causa e assumi o título em sua total e absoluta literalidade.

Tive a idéia de fazer esse casaquinho há anos atrás. Eu só sabia costurar saia reta, hehehe, então pedi para a queridíssima amiga Marinalva, costureira de mão cheia, que fizesse o corpo e me desse o molde de manga comprida tipo sino.
Na época eu estava me mudando e em retrospectiva, vejo que fazer esses fuxicos me ajudou a acalmar o stress da mudança. Tinha uma certa pessoinha que pegava meus fuxicos e escondia pela casa.... né, Ju? Minhas melhores lembranças eram dessa menininha de 2-3 anos querendo me ajudar. Fiz a quantidade de fuxicos prá preencher o molde e montei nas cavas.

500.000 fuxicos mais tarde, aí está o casaquinho. 
 Ia ser engraçado se abrissem minha mala prá inspeção e encontrassem o contrabando de fuxico!





Outra coisa especial decorrente dos fuxicos é que a avó da minha cunhada, quando soube que eu estava febril com as rodinhas de pano, me deu um monte de fuxicos que ela mesma tinha feito- arteira! Eu já usei alguns, e outros ainda tenho guardados. Esses fuxicos são super especiais prá mim.
Através do trabalho artesanal, a gente coloca um pouquinho de nós em cada peça que fazemos e eu tenho muita estima pelas peças que são compartilhadas comigo, elas representam criatividade e dedicação pessoal.

Eu vou ter que soltar as costuras laterais, porque, bom... digamos assim: 3 filhos mais tarde, acho que o casaco encolheu um pouquinho..... pelo menos as mangas ainda servem!

Bom fim de domingo prá você, e uma semana cheia de arte!

Elisana.


Um comentário:

  1. Absolutamente lindo, maravilhoso - eu elogiando a mim mesma, porque já fiz uma roupa meio fuxiqueira quando nova!!! Meu Deus, achei que só eu tinha esses acessos artísticos!
    Teu casaco ficou super passarela, se aparecesse nas novelecas da globo ia virar febre nacional. Parabéns, super lindo!
    Beijos, comadre!

    ResponderExcluir