domingo, 7 de abril de 2013

Reciclagem - PAP cadeira de costura

Olá pessoal!
Nesse post carregadíssimo, as fotos do processo de renovação da almofada da minha "nova" cadeira de costura.




pap reciclagem de cadeira
Desparafusei a almofada e comecei a desgrampear as camadas, primeiro um tecido preto de forro, depois um torçal grosso ao redor da base do assento, e depois o tecido que cobria a cadeira. 171 grampos no total!!!


PAP reciclagem de cadeira
A partir da capa retirada, fiz um molde, marcando a sobra de costura, os lados onde seria colocado o torçal mais fino e lados que seriam grampeados. Os lados a serem grampeados eu deixei mais compridos prá ter tecido extra prá manipular na hora de grampear. Como a capa original estava toda esticada/repuxada, resolvi fazer um teste num tecido qualquer prá garantir que ia servir, e acabei alterando o molde prá servir melhor . Também medi os torçais. Cortar o tecido definitivo deu trabalho! O pedaço era pequeno, a estampa é bem louca, e achar uma parte que tivesse simetria e centralizá-la foi complicado.
torçal de couro
Cortei as tiras do casaco marrom de acordo com a largura dos torçais e aumentei um pouco no comprimento, só por garantia. Foi necessário emendar umas tiras, e costurei uma camada sobre a outra prá não ficar muito grosso. Usando o pé de ziper, costurei o torçal. Depois uni o torçal ao tecido com pontos compridos de alinhavo, depois costurei o lado (de couro), o torçal e o tecido. Usei agulha específica para couro e recomendo. Já costurei couro com agulha normal e a máquina pulava alguns pontos. A ponta da agulha de couro é especial para perfurar couro. Também é importante evitar erros ao máximo porque cada ponto perfura o couro, e se tiver que desfazer a costura, as perfuraçãoes permanecem e vão enfraquecer o material.

O acabamento do torçal da base: depois de medido,  acrescentei uns 2cm para sobrepor. Numa extremidade, desfiz a costura do torçal, e cortei o cordão exatamente no tamanho que seria necessário para "encaixar" com o outro lado. Assim um lado ficou sem cordão na ponta e eu pude "vestir" o outro lado. O acabamento fica bem discreto.

PAP reciclagem de cadeira
Estiquei a nova capa e comecei grampeando os centros de cada lado, depois completando ao redor do assento, sempre me certificando que a estampa estava no lugar correto. Então grampeei o torçal da base e cortei os excessos de tecido. Marquei a posição dos parafusos. Cortei o  tecido do forro e fui dobrando e grampeando. Por último parafusei o assento na cadeira. Et voilà! Eu devo ter gastado bem mais que 171 grampos!
E aqui o resultado final - mais fotos aqui

Desculpem a inundação de fotos, tentei fazer uma colagem prá tentar ficar mais compacto.

Fora do assunto (nem tanto): por esses dias vou receber a visita da minha 1a professora de corte e costura gente! Tô tão ansiosa que nem consigo dormir :D. Será que eu consigo espremer uma passada no distrito da moda com ela? A disputa pela atenção da moça vai ser acirrada...

Um beijão prá vocês e um excelente domingo!

6 comentários:

  1. Puxa Elisana, que trabalheira, mas o resultado valeu à pena.
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom trabalho.
    Também forrei a minha há uns anos e deu-me imenso gosto fazê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Ah, então é assim que se costura torçal, com o pé de zíper? hehe e eu perguntando pra deus e o mundo rs

    Amiga, vou te contar, tenho que tirar o chapéu pra ti! quanto trabalho, mas valeu a pena.
    eu não teria disposição, sou mole que só vendo. bate logo a insegurança e eu afasto o projeto. ainda mais trabalhar com couro, menos maleável.

    Parabéns, bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Elisana, quanto trabalho lhe deu reciclar essa cadeira, mas valeu a pena
    ficou linda , força com a costura...beijo

    ResponderExcluir
  5. Esse seu pap inspira uma nova mitologia: "Os Trabalhos de Elisana", artesã hercúlea, deusa da paciência...

    ResponderExcluir