domingo, 3 de junho de 2012

Freecycle - o que é?


Hoje eu quero compartilhar com você sobre o Freecycle, porque estou preparando uma postagem que envolve esse site.

Freecycle é um grupo virtual através do qual as pessoas que estão querendo se desfazer de objetos podem se conectar com pessoas precisando desses objetos. A idéia é promover a troca, para que nada que ainda tenha vida útil ou possa ser reaproveitado vá parar no lixo. Os grupos são locais, para evitar trânsito demasiado e consumo desnecessário de combustível, e assim cada cidade (ou bairro!) deve ter seu próprio grupo. A palavra "FREECYCLE" é um trocadilho com as palavras em inglês "RECYCLE" (recicle) e "FREE" (grátis)

Fascinante, não? Nada pode ser vendido pelo Freecycle e participação no grupo é gratuita.

Funciona da seguinte maneira: você se cadastra no grupo (a maioria é grupo no site yahoo!), e assim pode ter acesso a lista de mensagens. Quando tiver algo a doar, você coloca uma mensagem no grupo, e se alguém se interessar te manda uma mensagem e vocês marcam um lugar  para se encontrarem e efetuar a doação. Da mesma forma, se você ver algo na lista que te interessa, você manda uma mensagem para a pessoa que postou, e se o objeto ainda estiver disponível você vai pegá-lo no lugar estabelecido. Como tudo que envolve a vida virtual, cautela é fundamental, não convide uma pessoa desconhecida para vir até sua casa, dê preferência por encontrar em local público (na esquina/ calçada/ pátio do prédio, etc) simplesmente por precaução.

Prá doar vale tudo (obviamente que seja de uso legal): desde roupas, móveis, brinquedos, livros, até latinhas de refrigerante e potinhos de papinha :)

Nos EUA os grupos são gigantescos, alguns com mais de 50,000 membros! E a boa notícia: já tem 29 grupos no Brasil! Olha a lista: Freecycle no Brasil. Não seria interessante que mais e mais grupos fossem formados e mais e mais pessoas participassem? Quantas vezes a gente quer passar prá frente algum objeto mas não sabe de alguém que precisa? Eu já doei várias coisas, especialmente brinquedos, e se não fosse pelo Freecycle, a historinha que eu vou contar no próximo post não teria tido um final feliz :)

Fica a dica!

Elisana

2 comentários:

  1. Fantástica essa ideia!

    Tentei entrar na página e não consegui.

    Vou tentar depois com a juda do marido rs
    acho que o meu inglês (ou a falta dele) não ajudou rs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia,
      eu tinha colocado o link direto dos grupos, mas por algum motivo voltou para a busca. Para acessar os grupos brasileiros, você coloca "BRAZIL" no campo de busca e clica em "go". Vão aparecer os grupos no Brasil - note que tem mais de 1 página, então você clica nos números abaixo dos nomes das cidades e vai ver outras cidades. Neste momento são 29 cidades no total.

      Se tiver dúvida me diga.
      Um abraço

      Excluir